Clínica Campos

Medicina

Nutrologia

A Nutrologia é uma especialidade médica que tem por objetivo o diagnóstico, a prevenção e o tratamento das doenças nutricionais, que são aquelas em que a dieta é a única ou uma das principais formas de tratamento. A Nutrologia busca também identificar possíveis falhas nutricionais, alergias ou intolerâncias alimentares e através de dietoterapia, suplementação nutricional ou medicamentosa corrigir as deficiências. Por isso o trabalho é sempre personalizado, já que cada paciente apresenta diferentes necessidades.

Alergia

O processo alérgico geralmente ocorre por uma resposta exagerada do sistema imune a determinadas substâncias, que podem ser alimentos, medicamentos, venenos de alguns insetos etc. Algumas delas podem ter o componente genético como causa maior para aparecimento, mas em outras não há uma explicação do porquê. Em algum momento da vida, o organismo identifica determinada substância como estranha e começa a desenvolver anticorpos, desencadeando uma série de reações na resposta alérgica. (fonte Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

As formas mais comuns de apresentação das alergias são: Rinite, conjuntivite, asma (também conhecida popularmente como bronquite) e dermatite atópica. Ainda pode se apresentar em forma de gastroenterite, urticária e reações sistêmicas chamada de Reação Anafilática.

As alergias prejudicam muito a qualidade de vida, facilitar o desenvolvimento de outras doenças e podem inclusive trazer risco de morte a seus portadores. Por isso o diagnóstico e tratamento adequados são fundamentais.
Importante lembrar que diversas medicações utilizadas nos tratamentos alérgicos podem trazer sérios riscos a saúde quando utilizadas de forma errada e sem acompanhamento.

É possível ter um melhor controle das crises alérgicas e diminuição de problemas futuros com tratamento correto. Os cuidados com exposições ambientais devem ser contínuos assim como o acompanhamento médico.

Exames disponíveis

ES Complex

Um equipamento médico com evidências científicas.

• É composto por eletro sensores que, em conjunto com um software específico, mede parâmetros da fisiologia humana.
  • Os parâmetros são medidos em 2 minutos e os resultados são imediatamente disponíveis. Estes parâmetros fornecem uma avaliação completa de fatores de risco cárdio metabólico.
  • Detecção de IR, fator de maior risco de diabetes tipo II e doenças cardiovasculares.
  • A detecção precoce de neuropatia periférica em pacientes diabéticos.
  • A detecção precoce de doenças cardíacas, diabetes e neuropatia autonômica cardiovascular.

Vídeos dos exames e fonte do texto https://poliscanbrasil.com.br/es-complex/

Abrir WhatsApp